“DO TRADICIONAL ELES ESTÃO CANSADOS, ELES NÃO QUEREM MAIS...”: ESTRATÉGIAS DE ENSINO E RECURSOS EDUCACIONAIS NAS TURMAS MULTIGERACIONAIS DE EJA

  • Daniela Maria Weber Universidade do Vale do Taquari
  • Suzana Schwertner Feldens Schwertner Universidade do Vale do Taquari
  • Marli Teresinha Quartieri

Resumo

Apresentam-se resultados de pesquisa com professores da EJA sobre a docência, enfatizando as estratégias de ensino e recursos utilizados. Trata-se de pesquisa qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas com uma amostra de professores da rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Os dados foram analisados à luz da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) e indicam que os professores utilizam diversas estratégias para o ensino, como trabalhos em duplas ou grupos, aulas expositivas e dialogadas. Entre os recursos, citam os livros, dicionários, vídeos e jogos. A partir das percepções das professoras, há o reconhecimento da importância do uso de estratégias e recursos que se alinhem com as características dos estudantes e com o perfil da turma, de maneira a envolver os estudantes no processo de aprendizagem indiferente da idade que possuem. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Set 9, 2019
Como citar
WEBER, Daniela Maria; SCHWERTNER, Suzana Schwertner Feldens; QUARTIERI, Marli Teresinha. “DO TRADICIONAL ELES ESTÃO CANSADOS, ELES NÃO QUEREM MAIS...”: ESTRATÉGIAS DE ENSINO E RECURSOS EDUCACIONAIS NAS TURMAS MULTIGERACIONAIS DE EJA. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 14, n. 2, p. 457-477, set. 2019. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6715>. Acesso em: 06 jul. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n2p457-477.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Educação de Jovens e Adultos; Estratégias de Ensino; Processos de Ensino e de Aprendizagem.