“DO TRADICIONAL ELES ESTÃO CANSADOS, ELES NÃO QUEREM MAIS...”: ESTRATÉGIAS DE ENSINO E RECURSOS EDUCACIONAIS NAS TURMAS MULTIGERACIONAIS DE EJA
Resumo
Apresentam-se resultados de pesquisa com professores da EJA sobre a docência, enfatizando as estratégias de ensino e recursos utilizados. Trata-se de pesquisa qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas com uma amostra de professores da rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Os dados foram analisados à luz da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) e indicam que os professores utilizam diversas estratégias para o ensino, como trabalhos em duplas ou grupos, aulas expositivas e dialogadas. Entre os recursos, citam os livros, dicionários, vídeos e jogos. A partir das percepções das professoras, há o reconhecimento da importância do uso de estratégias e recursos que se alinhem com as características dos estudantes e com o perfil da turma, de maneira a envolver os estudantes no processo de aprendizagem indiferente da idade que possuem.
Downloads
Palavras-chave
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.