CONHECIMENTO TEÓRICO E PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA SOBRE DISLEXIA

  • Lumachelle Laiz Schünke Fameg Uniasselvi
  • Jesiane Borba Fameg Uniasselvi
  • Rosina Forteski Glidden Fameg - Uniasselvi

Resumo

A dislexia é um transtorno específico de aprendizagem que compromete as áreas da leitura, escrita e soletração. Essa pesquisa teve por objetivo analisar a percepção e o conhecimento sobre aspectos relacionados à dislexia em acadêmicos de Psicologia de uma faculdade do Norte de Santa Catarina. Participaram 55 acadêmicos de Psicologia. Foi aplicado um questionário semiestruturado e gerados os testes Qui Quadrado e t de Student e medidas descritivas. As respostas às perguntas abertas foram categorizadas por semelhança semântica. Os resultados mostraram diferença significativa na percepção entre os semestres referente à capacidade de identificar e diagnosticar uma pessoa com dislexia, porém, não houve diferença no conhecimento sobre o transtorno. Conclui-se pela importância de discutir o tema com mais ênfase no curso de Psicologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Set 9, 2019
Como citar
SCHÜNKE, Lumachelle Laiz; BORBA, Jesiane; GLIDDEN, Rosina Forteski. CONHECIMENTO TEÓRICO E PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA SOBRE DISLEXIA. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 14, n. 2, p. 431-456, set. 2019. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6700>. Acesso em: 06 jul. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n2p431-456.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Aprendizagem; Dislexia; Psicologia.