A EXPERIMENTAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS CONSTRUÍDAS POR LICENCIANDOS/AS EM FÍSICA DO IFPE

  • Marília Genuíno Alves da Silva INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE) - CAMPUS PESQUEIRA.
  • Andreza Maria de Lima INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE) - CAMPUS PESQUEIRA.

Resumo

Nas últimas décadas, documentos oficiais têm enfatizado a experimentação como recurso didático que favorece a compreensão dos conceitos físicos. Este trabalho tem como objetivo analisar as representações sociais da experimentação como recurso didático construídas por licenciandos/as em Física do IFPE – campus Pesqueira. O referencial teórico de base é a Teoria das Representações Sociais originada por Serge Moscovici. Participaram 50 graduandos/as. Para a coleta de dados, usamos a Técnica de Associação Livre de Palavras. Para a análise, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática. Os resultados evidenciaram que, nas representações dos/as participantes, a experimentação é incorporada como recurso que favorece os processos de ensino e aprendizagem dos conteúdos físicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Set 9, 2019
Como citar
SILVA, Marília Genuíno Alves da; LIMA, Andreza Maria de. A EXPERIMENTAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS CONSTRUÍDAS POR LICENCIANDOS/AS EM FÍSICA DO IFPE. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 14, n. 2, p. 382-404, set. 2019. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6690>. Acesso em: 06 jul. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n2p382-404.
Seção
Artigos

Palavras-chave

ensino de física; experimentação; representações sociais.