FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR EM UNIDADE DE INTERNAÇÃO: DILEMAS PARA O REDIRECIONAMENTO SOCIAL DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI

  • Julio Cesar Francisco Universidade Federal de São Carlos

Resumo

A pesquisa trata dos fundamentos da educação não escolar de socioeducadores no atendimento de adolescentes privados de liberdade em unidade de internação na região de Fortaleza – CE. Os procedimentos metodológicos pautaram-se em entrevistas e observações participantes, fazendo uso da análise de conteúdo de Bardin (2010). Os resultados da pesquisa identificaram os fundamentos da educação não escolar atrelado às tendências Tradicional e Repressivo-Reprodutivista. A primeira está associada às potencialidades herdadas naturalmente pelos indivíduos, relacionado à normas de condutas conservadoras da estrutura social. A segunda, por sua vez, é desprovida de planejamento e faz uso desproporcional de força na contenção de violência.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Set 9, 2019
Como citar
FRANCISCO, Julio Cesar. FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR EM UNIDADE DE INTERNAÇÃO: DILEMAS PARA O REDIRECIONAMENTO SOCIAL DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 14, n. 2, p. 332-358, set. 2019. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6670>. Acesso em: 06 jul. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n2p332-358.
Seção
Artigos

Palavras-chave

ato infracional, fundamentos da educação, educação não escolar, sistema socioeducativo.