CLUBE DE CIÊNCIAS VIABILIZANDO A DEMOCRATIZAÇÃO CIENTÍFICA

  • Patrícia do Socorro de Campos da Silva Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0003-1211-6855
  • Sonia Barbosa dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Giselle Fonseca Rôças Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

Resumo

O Brasil já teve diversas fases e estratégias de divulgação científica.Nas últimas décadas, embora tenha crescido o número de centros de ciência, ainda há uma desigualdade na disponibilização dos conhecimentos científicos.Portanto, são necessárias ferramentas que democratizem a ciência entre grupos sociais desprivilegiados. Assim, este trabalho apresenta atividades desenvolvidas por um Clube de Ciências,que aproximaram a ciência e alunos da rede pública e discute a sua importância, assim como o envolvimento de cientistas, para a democratização da ciência e formação científica e cidadã destes alunos. Concluímos que o projeto tem sido um instrumento de redução desta desigualdade no acesso, na compreensão e na discussão sobre a ciência.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Mai 17, 2019
Como citar
DE CAMPOS DA SILVA, Patrícia do Socorro; DOS SANTOS, Sonia Barbosa; RÔÇAS, Giselle Fonseca. CLUBE DE CIÊNCIAS VIABILIZANDO A DEMOCRATIZAÇÃO CIENTÍFICA. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 14, n. 1, p. 219-241, maio 2019. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6620>. Acesso em: 09 jun. 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n1p219-241.

Palavras-chave

Clube de Ciências; Democratização científica; Escola pública; Espaço não-formal.