DIVIDIR MULTIPLICANDO AS ABORDAGENS: QUANDO A MATEMÁTICA REMONTA ÀS FONTES

  • Marc Moyon Universidade de Limoges, França

Resumo

Este artigo descreve e analisa em detalhes um rol de atividades no âmbito da temática “História da Matemática no colégio”. Integrando discussões da História da Matemática e atividades de sala de aula, reunindo alunos e professores, a experiência pedagógica realizada trouxe contribuições importantes para o ensino de matemática, a partir dos objetivos alcançados. Os objetivos pedagógicos foram atingidos por meio da resolução de problemas matemáticos. É possível destacar três desses objetivos. O primeiro deles refere-se à introdução de uma perspectiva histórica no ensino de Matemática. O segundo objetivo foi o de permitir a professores de matemática revisitar a disciplina que já ensinam por vários anos e refletir sobre o seu próprio trabalho de professor de matemática. O terceiro, viabilizar uma prática, de fato, interdisciplinar, que mobilizou diferentes disciplinas escolares por meio de problemas matemáticos antigos e textos históricos originais, dando significado a conteúdos hoje presentes no ensino de matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Set 18, 2017
Como citar
MOYON, Marc. DIVIDIR MULTIPLICANDO AS ABORDAGENS: QUANDO A MATEMÁTICA REMONTA ÀS FONTES. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 12, n. 2, p. 448-489, set. 2017. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6514>. Acesso em: 02 fev. 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n2p448-489.

Palavras-chave

História da Matemática. Ensino de Matemática. Matemática e Interdisciplinaridade. Formação de Professores de Matemática Matemática e Interdisciplinaridade. Formação de Professores de Matemática.