AS INTERFACES DO PROFESSOR-PESQUISADOR E O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NATURAIS

  • André Valdir Zunino

Resumo

O Professor pesquisador, no processo de ensino aprendizagem de Ciências Naturais, é aquele que dialoga com a realidade no Ambiente Escolar, Meio de Aprendizagem e sistema de Ensino, nos quais estão os cognoscentes, que deveriam também ser investigadores e construtores de seu próprio desenvolvimento e aprendizagem. Pesquisas mostraram uma grande perda na aprendizagem e baixo rendimento no processo cognitivo. Mas que procedimentos educacionais e psicopedagógicos dialéticos e dialógicos podem tornar o ensino e a aprendizagem como processos heurísticos e holísticos com mudanças de paradigmas para uma reforma do pensamento e a superação de obstáculos epistemológicos, reducionismos e fragmentações prejudiciais?

Palavras-chave: professor-pesquisador; educação; psicopedagogia; processo ensino e aprendizagem.

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Publicado
Jun 27, 2007
Como citar
ZUNINO, André Valdir. AS INTERFACES DO PROFESSOR-PESQUISADOR E O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NATURAIS. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 53-74, jun. 2007. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/64>. Acesso em: 12 ago. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2006v1n1p53-74.

Palavras-chave

professor-pesquisador; educação; psicopedagogia; processo ensino e aprendizagem.