DIENES E A MATEMÁTICA VIVA: ENSINO E APRENDIZAGEM POR MEIO DE JOGOS ESTRUTURADOS

  • Barbara Winiarski Diesel Novaes Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.
  • Denise Medina de Almeida França Universidade Severino Sombra - USS.

Resumo

 

O presente artigo tem por objetivo verificar os processos de apropriação das experiências de Zoltan Paul Dienes em revistas pedagógicas para o ensino primário ao tempo do movimento da matemática moderna. Traremos como referencial os estudos da história da educação e da história cultural. Concluímos que nos artigos analisados, há ênfase para a maneira de ensinar de acordo com as fases de desenvolvimento cognitivo, da utilização de jogos com materiais estruturados e da metodologia mais adequada para cada uma delas. O estudo também revela o pioneirismo de um grupo de professores do Rio Grande do Sul na apropriação e circulação das ideias de Dienes e experimentação em classes piloto das séries inicias.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Set 18, 2017
Como citar
NOVAES, Barbara Winiarski Diesel; FRANÇA, Denise Medina de Almeida. DIENES E A MATEMÁTICA VIVA: ENSINO E APRENDIZAGEM POR MEIO DE JOGOS ESTRUTURADOS. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 12, n. 2, p. 424-448, set. 2017. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6350>. Acesso em: 06 fev. 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n2p424-448.

Palavras-chave

História da Educação Matemática. Revistas Pedagógicas. Séries Iniciais. Zoltan Dienes.