DOS ENUNCIADOS ACERCA DA MATEMÁTICA E DO DESENHO NOS GRUPOS ESCOLARES CATARINENSES

  • Piersandra Simão dos Santos UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Thaline Thiesen Kuhn UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Claudia Regina Flores UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina.

Resumo

Este ensaio tem como propósito pensar como se deu a escolarização da matemática por meio dos programas de ensino (1911-1914) acerca das matérias de aritmética, geometria e desenho nos grupos escolares catarinenses. Para tanto, tomam-se os programas como efeitos de um discurso, procurando discutir quais enunciados que permearam o ensino de matemática e de desenho nesses programas. Em seguida, discute-se os conteúdos, as estratégias, os recursos e as sugestões propostas nos programas de ensino supracitados. Por fim, tecem-se possíveis considerações em torno do processo de escolarização da matemática e do desenho nos primeiros anos de escolaridade nos grupos escolares de Santa Catarina.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Set 18, 2017
Como citar
SANTOS, Piersandra Simão dos; KUHN, Thaline Thiesen; FLORES, Claudia Regina. DOS ENUNCIADOS ACERCA DA MATEMÁTICA E DO DESENHO NOS GRUPOS ESCOLARES CATARINENSES. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 12, n. 2, p. 363-388, set. 2017. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6347>. Acesso em: 06 fev. 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n2p363-388.

Palavras-chave

Ensino de Desenho. Ensino de Matemática. Enunciado. História da Educação Matemática.