SABERES GEOMÉTRICOS NO CURSO PRIMÁRIO: UMA DISCUSSÃO SOBRE O MOVIMENTO DE SEUS METODOS E CONTEÚDOS

  • Alexsandra Camara Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR.
  • Neuza Bertoni Pinto Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC – UFMT

Resumo

Nas primeiras décadas do século XX (1903-1930), tornava-se necessária a implantação de uma reforma na instrução pública da escola de primeiras letras, onde conteúdos e métodos de ensino da época foram colocados em debate.  Diante essa necessidade, o objetivo deste texto é trazer uma discussão sobre os diferentes conteúdos e abordagens de métodos de ensino dos saberes geométricos, considerando como fontes de pesquisa programas de ensino, relatórios e livros didáticos utilizados na primeira república paranaense.  Fizemos uso do ferramental teórico-metodológico proveniente da História Cultural e concluímos que, no período de estudo, vários métodos de ensino se faziam presentes em discussões, em documentos e possivelmente em práticas que envolviam os saberes geométricos no ensino primário.

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Publicado
Set 18, 2017
Como citar
CAMARA, Alexsandra; PINTO, Neuza Bertoni. SABERES GEOMÉTRICOS NO CURSO PRIMÁRIO: UMA DISCUSSÃO SOBRE O MOVIMENTO DE SEUS METODOS E CONTEÚDOS. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 12, n. 2, p. 324-345, set. 2017. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6335>. Acesso em: 06 fev. 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n2p324-345.

Palavras-chave

Conteúdos; Ensino Primário; História da Educação Matemática; Métodos de Ensino; Saberes Geométricos.