A EDUCAÇÃO CATÓLICA PASSIONISTA EM TEMPOS DE RENOVAÇÃO EDUCACIONAL: TRAÇOS DOS SABERES ELEMENTARES DA MATEMÁTICA NOS LIVROS DE LEITURA (1927 – 1933)

  • Evelyn Orlando Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
  • Mara Motin Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Resumo

O presente artigo tem como estudo a atuação das Irmãs Passionistas, entre os anos de 1927 e 1933, no Colégio Santo Antonio, em Colombo/PR. Objetiva-se demarcar uma aproximação entre a educação católica e a renovação educacional, em tempos de Escola Nova (MAGALDI, 2007; ORLANDO, 2008), compreendendo a influência pedagógica na escola e os modos como os saberes elementares da Matemática apareceram nos materiais didáticos. Metodologicamente este trabalho está ancorado no paradigma indiciário (GINZBURG, 1989), utilizando como fontes documentos da Congregação e da Igreja, jornais e livros de leitura. Neste conjunto, destaca-se uma influência paulista, refletindo na Matemática as discussões do período, tendo esta um aspecto prático para a formação de um cidadão nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Set 18, 2017
Como citar
ORLANDO, Evelyn; MOTIN, Mara. A EDUCAÇÃO CATÓLICA PASSIONISTA EM TEMPOS DE RENOVAÇÃO EDUCACIONAL: TRAÇOS DOS SABERES ELEMENTARES DA MATEMÁTICA NOS LIVROS DE LEITURA (1927 – 1933). Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 12, n. 2, p. 302-323, set. 2017. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6334>. Acesso em: 06 fev. 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n2p302-323.

Palavras-chave

Educação Católica; Renovação Educacional; Saberes Elementares da Matemática.