O ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO FRENTE ÀS DEMANDAS E PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES

  • João Alberto Steffen Munsberg UNILASALLE - Canoas - RS
  • Gilberto Ferreira da Silva UNILASALLE - Canoas - RS

Resumo

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo analisar a percepção de estudantes de escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul, sobre o atendimento de suas demandas pelo Ensino Médio Politécnico (EMP). A pesquisa abrangeu 30 escolas, uma de cada cidade-sede de Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com 658 respondentes. No percurso metodológico utilizou-se a técnica de análise temática de Gibbs (2009), combinada com procedimentos de análise de conteúdo de Bardin (2011). Como resultados da pesquisa, constatou-se que os estudantes consideram o estudo e a escola importantes para sua formação, mas há um grande distanciamento entre a proposta oficial e sua implementação na realidade escolar.

 

 

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Publicado
Out 10, 2018
Como citar
MUNSBERG, João Alberto Steffen; SILVA, Gilberto Ferreira da. O ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO FRENTE ÀS DEMANDAS E PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 13, n. 2, p. 348-373, out. 2018. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6286>. Acesso em: 27 nov. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n2p347-373.
Seção
Artigos

Palavras-chave

PALAVRAS-CHAVE: Educação básica. Ensino Médio Politécnico. Formação humana integrada. Protagonismo juvenil. Seminário Integrado.