ENSINO DE EMPREENDEDORISMO: ANÁLISE DA INTRODUÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM UM CURSO ESTABELECIDO

  • Lana Cristina Oliveira Universidade Federal Fluminense
  • Sandra Regina Holanda Mariano UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Resumo

O objetivo desse estudo foi analisar as práticas educacionais adotadas para o ensino de empreendedorismo tomando como objeto de análise um curso sequencial de Empreendedorismo e Inovação que incorporou novas práticas educacionais visando aumentar a retenção e a aprendizagem dos estudantes. Para tanto, foram realizadas entrevistas com os profissionais responsáveis pela elaboração e implementação das novas práticas educacionais.  A análise foi subsidiada pelo modelo proposto por Nunes et al (2015), por meio do qual foram identificadas as limitações e potencialidades das práticas inseridas no curso.  Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa.  Os resultados apontam que as novas práticas pedagógicas inseridas no curso analisado atendem a maioria dos indicadores, e destaca aspectos que ainda necessitam ser explorados.

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Publicado
Out 10, 2018
Como citar
OLIVEIRA, Lana Cristina; HOLANDA MARIANO, Sandra Regina. ENSINO DE EMPREENDEDORISMO: ANÁLISE DA INTRODUÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM UM CURSO ESTABELECIDO. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 13, n. 2, p. 296-318, out. 2018. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/5854>. Acesso em: 06 jul. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n2p296-318.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Avaliação de práticas educacionais; Educação empreendedora; Inovação na educação.