RELAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS: REFLEXÕES SOBRE INTERCULTURA E CURRÍCULO

  • Cristina Machado Oliveira Faraco Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Vera Lúcia Chacon Valença Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina

Resumo

Este artigo busca refletir sobre o currículo na perspectiva intercultural, tendo em vista superar a abordagem tradicional ainda vigente nas escolas. Partindo da experiência que a pesquisadora vem desenvolvendo como professora da rede estadual de Santa Catarina, apresenta-se como metodologia um estudo histórico e empírico de Garopaba no contexto das relações entre diferentes culturas que, interagindo com os ambientes locais, construíram e ainda constroem a identidade do município. Os resultados levam a inferir sobre a necessidade de revisão do currículo padronizado e universalizado nas escolas, no sentido de educar para conhecimentos científicos acadêmicos de relevância global, mas que também contemple os saberes da comunidade, a complexidade e as particularidades sociais e ambientais da região.

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Publicado
Out 10, 2018
Como citar
FARACO, Cristina Machado Oliveira; VALENÇA, Vera Lúcia Chacon. RELAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS: REFLEXÕES SOBRE INTERCULTURA E CURRÍCULO. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 13, n. 2, p. 271-295, out. 2018. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/5786>. Acesso em: 06 jul. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n2p271-295.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Educação. Currículo. Intercultura. Relações Socioambientais.