RELAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS: REFLEXÕES SOBRE INTERCULTURA E CURRÍCULO
Resumo
Este artigo busca refletir sobre o currículo na perspectiva intercultural, tendo em vista superar a abordagem tradicional ainda vigente nas escolas. Partindo da experiência que a pesquisadora vem desenvolvendo como professora da rede estadual de Santa Catarina, apresenta-se como metodologia um estudo histórico e empírico de Garopaba no contexto das relações entre diferentes culturas que, interagindo com os ambientes locais, construíram e ainda constroem a identidade do município. Os resultados levam a inferir sobre a necessidade de revisão do currículo padronizado e universalizado nas escolas, no sentido de educar para conhecimentos científicos acadêmicos de relevância global, mas que também contemple os saberes da comunidade, a complexidade e as particularidades sociais e ambientais da região.Downloads
Palavras-chave
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.