NOTAS SOBRE O VIÉS UTILITARISTA DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA E O MODELO DA PAIDEIA

  • Fabiana Neiva Veloso Brasileiro Universidade de Fortaleza.
  • Marlo Renan Rocha Lopes Universidade de Fortaleza.
  • José Clerton de Oliveira Martins Universidade de Fortaleza.

Resumo

O objetivo deste artigo é tecer algumas notas sobre o viés utilitarista da Educação na contemporaneidade e os valores caros à formação humana no modelo da Paideia, buscando, com esses apontamentos, problematizar o cenário educacional formal de hoje. Opta-se por uma abordagem qualitativa de cunho descritivo e exploratório, com uma revisão bibliográfica dos temas abordados: contemporaneidade, a Educação de viés utilitarista no contexto contemporâneo e a Educação grega clássica na perspectiva da Paideia. Discute-se que a Paideia resguarda determinados princípios norteadores de educação que podem ser de grande valia para se refletir sobre as práticas educativas atuais, muitas delas voltadas para o tecnicismo em detrimento de uma formação integral de ser humano.

PALAVRAS-CHAVE: Contemporaneidade. Educação. Paideia.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Out 10, 2018
Como citar
BRASILEIRO, Fabiana Neiva Veloso; LOPES, Marlo Renan Rocha; MARTINS, José Clerton de Oliveira. NOTAS SOBRE O VIÉS UTILITARISTA DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA E O MODELO DA PAIDEIA. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 13, n. 2, p. 212-228, out. 2018. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/5720>. Acesso em: 01 jul. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n2p212-228.
Seção
Artigos

Palavras-chave

contemporaneidade; educação; Paideia.