A FENOMENOLOGIA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A ETNOMETODOLOGIA E A ETNOPESQUISA CRÍTICA

Marcos Felipe Gonçalves Maia, José Damião Trindade Rocha

Resumo


Este trabalho problematiza a pesquisa em educação. Objetiva mostrar a Etnometodologia e a Etnopesquisa crítica enquanto possibilidades de pesquisa, de inspiração fenomenológica, para a pesquisa em educação. É uma pesquisa bibliográfica. Apresenta a etnometodologia enquanto crítica ao positivismo comtiano, durkheimiano e weberiano que se faz na busca dos etnométodos, enquanto atividades e possibilidades dos indivíduos em sociedade darem sentido ao mundo. A etnopesquisa crítica segue no mesmo caminho e afirma que a prática do fazer/construir conhecimentos e saberes não está separado do seu contexto de manifestação. Ambas podem auxiliar no processo de construção de uma pedagogia da alteridade e da emancipação dos saberes e dos/as sujeitos.

Palavras-chave


Educação. Metodologia da pesquisa. Pesquisa em Educação. Sociologia.

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DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n3p718-736

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