A FENOMENOLOGIA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A ETNOMETODOLOGIA E A ETNOPESQUISA CRÍTICA
Resumo
Este trabalho problematiza a pesquisa em educação. Objetiva mostrar a Etnometodologia e a Etnopesquisa crítica enquanto possibilidades de pesquisa, de inspiração fenomenológica, para a pesquisa em educação. É uma pesquisa bibliográfica. Apresenta a etnometodologia enquanto crítica ao positivismo comtiano, durkheimiano e weberiano que se faz na busca dos etnométodos, enquanto atividades e possibilidades dos indivíduos em sociedade darem sentido ao mundo. A etnopesquisa crítica segue no mesmo caminho e afirma que a prática do fazer/construir conhecimentos e saberes não está separado do seu contexto de manifestação. Ambas podem auxiliar no processo de construção de uma pedagogia da alteridade e da emancipação dos saberes e dos/as sujeitos.
Palavras-chave
Educação. Metodologia da pesquisa. Pesquisa em Educação. Sociologia.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n3p718-736
T
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.