MULHERES EGRESSAS DA EJA NA UNIVERSIDADE: ENTRE INTEMPÉRIES, SONHOS POSSÍVEIS E INÉDITOS VIÁVEIS

  • Alder de Sousa Dias UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)
  • Júlia Milena da Paixão Oliveira UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ (UEAP)/GRUPO DE ESTUDOS, PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA AMAPAENSE (GEPEA)
  • Manoel Raimundo dos Santos UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ (UEAP)/GRUPO DE ESTUDOS, PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA AMAPAENSE (GEPEA)
  • Odite das Graças Brilhante dos Santos UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ (UEAP)/GRUPO DE ESTUDOS, PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA AMAPAENSE (GEPEA)

Resumo

O artigo aborda a modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA). Visa analisar o perfil sociocultural e socioeducacional de mulheres egressas da EJA e os significados atribuídos quanto ao ingresso, como discente, de uma universidade pública. Resulta de uma pesquisa etnossociológica de abordagem qualitativa. Os sujeitos são quatro mulheres discentes de uma universidade pública, egressas da EJA. Os dados foram apreendidos pela técnica denominada de entrevista narrativa, sistematizados em quadros e analisados por concepções presentes no texto, como: sujeito-educando da EJA, sonho possível e inédito viável. Dentre os resultados, aponta-se para os contextos de negação da vida humana. Conclui-se que as mulheres demonstraram que é possível transformar a história.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Set 3, 2016
Como citar
DIAS, Alder de Sousa et al. MULHERES EGRESSAS DA EJA NA UNIVERSIDADE: ENTRE INTEMPÉRIES, SONHOS POSSÍVEIS E INÉDITOS VIÁVEIS. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 11, n. 2, p. 444-467, set. 2016. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/5435>. Acesso em: 06 jul. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n2p444-467.
Seção
Artigos

Palavras-chave

EJA; Inédito viável; Mulheres; Perfil; Sonho possível; Universidade.