FOTOGRAFIA, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO: TESSITURAS DA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Catrine de Moraes Pereira, Kátia Adair Agostinho

Resumo


Esse artigo trata do registro fotográfico e suas possibilidades na prática docente na educação infantil, fruto de um Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia. Nele buscamos refletir sobre as contribuições das ferramentas da ação pedagógica para prática docente: descrevendo as experiências docentes com a fotografia, decorridas de uma experiência de estágio na educação infantil; identificando as narrativas e os saberes que se produzem sobre a infância por meio do registro fotográfico e, desta forma, delineando aspectos que julgamos importante na constituição do professor. Para tanto, fizemos uma aproximação aos registros fotográficos produzidos no campo de estágio, dando embasamento com as teorias produzidas referentes à documentação pedagógica e o registro fotográfico. Compreendemos que o registro fotográfico se fez uma importante ferramenta da prática docente, pois assim como a observação e o registro escrito, também contribuiu sistematicamente para uma reflexão sobre a infância e os lugares que as crianças ocupam no meio socioeducativo. Preocupamo-nos com apropriação do recurso fotográfico como “meio”, e não para “fins” de comprovação das ações/vivências e experiências da prática docente. Nesse sentido, ressaltando que é necessário educar o olhar, fazendo um distanciamento sobre essa relação do uso da fotografia no cotidiano e do uso dela como uma ferramenta da prática docente em que se faz produzir sentido à prática educativa.  Buscamos tratar das possibilidades de ampliarmos as discussões acerca da utilização da fotografia como um recurso metodológico na prática pedagógica da Educação Infantil, incidindo significativamente nos saberes que elaboramos sobre criança, infância e sua educação.  


Palavras-chave


Documentação Pedagógica; Educação Infantil; Registro Fotográfico

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DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2015v10n3p788-808

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