CONTRIBUIÇÕES DE UMA PROPOSTA INTEGRADORA EM CURSOS DE LICENCIATURA: A VISÃO DOS PROFESSORES FORMADORES

  • Jane Mery Richter Voigt Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Marly Krüger Pesce Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Berenice Rocha Zabbot Garcia Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Resumo

O objetivo desse artigo é discutir como professores de uma Instituição de Ensino Superior, que atuam numa proposta denominada Núcleo Pedagógico Integrador - NPI, percebem sua atuação e significam sua experiência na formação de professores. A pesquisa tem abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Os respondentes foram os professores que atuavam nas disciplinas do NPI no ano de 2014. A análise dos dados levou em conta o perfil dos professores e as exigências necessárias à atuação em disciplinas pedagógicas, fazendo uso dos referenciais teóricos pertinentes à área da educação. Os resultados apontam como contribuições a diversidade de pensamento e o contato com as diferentes visões de mundo que as áreas de conhecimento oportunizam, favorecem a constituição identitária de um profissional mais aberto e tolerante.

 

Palavras-chave: Formação de Professores. Práticas Educativas. Proposta Integradora.

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Publicado
Set 3, 2016
Como citar
VOIGT, Jane Mery Richter; PESCE, Marly Krüger; GARCIA, Berenice Rocha Zabbot. CONTRIBUIÇÕES DE UMA PROPOSTA INTEGRADORA EM CURSOS DE LICENCIATURA: A VISÃO DOS PROFESSORES FORMADORES. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 11, n. 2, p. 532-548, set. 2016. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4981>. Acesso em: 06 jul. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n2p532-548.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Formação de Professores; Práticas Educativas; Proposta Integradora.