ORGANIZAÇÃO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA PRIMÁRIA NA PROVÍNCIA DO PARÁ (1851-1861)

  • Vitor Sousa Cunha Nery Universidade do Estado do Amapá
  • Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avel França Universidade do Estado do Pará-UEPA

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a organização da instrução pública primária na província do Pará no período de 1851 a 1861. Para atingir tal propósito, metodologicamente nos apoiamos no tipo de pesquisa documental e bibliográfica, que inclui relatórios dos diretores da instrução pública, relatórios dos presidentes da província do Pará, legislação educacional e o jornal “Diário do Gram-Pará”. Essas fontes foram pesquisadas na Biblioteca Pública do Pará Arthur Viana, no Arquivo Público do Estado do Pará, no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e na Biblioteca Nacional. Para compreendermos a organização da instrução primária na província do Pará no período de 1851 a 1861, epistemologicamente fundamentamo-nos na “história cultural”. Durante este estudo abordamos as seguintes temáticas, a saber: as condições da instrução primária pública na província do Pará, cadeiras públicas e suas frequências, regime das escolas primárias e Inspeção.

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Publicado
Set 3, 2016
Como citar
NERY, Vitor Sousa Cunha; FRANÇA, Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avel. ORGANIZAÇÃO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA PRIMÁRIA NA PROVÍNCIA DO PARÁ (1851-1861). Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 11, n. 2, p. 396-421, set. 2016. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4933>. Acesso em: 06 jul. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n2p396-421.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Instrução Primária; Província do Pará; Século XIX.