DA COMUNICAÇÃO POPULAR À EDUCOMUNICAÇÃO: REFLEXÕES NO CAMPO DA “EDUCAÇÃO COMO CULTURA”

  • Fernanda Telles Márques Universidade de Uberaba
  • Blueth Sabrina Lobo Uchôa Talarico Universidade de Uberaba

Resumo

Partindo de uma abordagem da educação como cultura, o artigo objetiva apresentar o campo da Educomunicação considerando seus fundamentos éticos e políticos na América Latina, bem como as nuanças de sua identidade interdisciplinar. Trata-se de um estudo realizado em abordagem qualitativa, envolvendo pesquisa bibliográfica e documental. O texto divide-se em três momentos. Inicialmente contextualiza a Comunicação Popular latino-americana e identifica suas bases na Pedagogia Freireana, depois descreve o processo de surgimento da Educomunicação, para, ao final, refletir sobre a interdisciplinaridade que tão bem a caracteriza.

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Publicado
Set 3, 2016
Como citar
MÁRQUES, Fernanda Telles; TALARICO, Blueth Sabrina Lobo Uchôa. DA COMUNICAÇÃO POPULAR À EDUCOMUNICAÇÃO: REFLEXÕES NO CAMPO DA “EDUCAÇÃO COMO CULTURA”. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 11, n. 2, p. 422-443, set. 2016. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4897>. Acesso em: 06 jul. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n2p422-443.
Seção
Artigos

Palavras-chave

educação como cultura; educação popular; educomunicação; interdisciplinaridade