ENTRE EU E O OUTRO: IDENTIFICAÇÕES E RESISTÊNCIAS DO(A) PROFESSOR(A)

  • Josciene de Jesus Lima UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO
  • Márcia Aparecida Amador Mascia UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO

Resumo

 

RESUMO: Este artigo tem por objetivo compreender os modos de identificação do(a) professor(a) junto à profissão docente. O referencial teórico-metodológico baseia-se nos postulados da Análise de Discurso, nos estudos foucaultianos e nos estudos culturais, considerando: o discurso de natureza tridimensional - linguagem, história e ideologia na perspectiva discursiva; modos de identificação como resultados dos processos de objetivação e de subjetivação e identidade na perspectiva cultural. O corpus consiste em excertos de entrevistas de três professoras. Os resultados indicam modos de identificação do(a) professor(a) com a profissão docente, principalmente, pelo aspecto negativo e por meio de  resistência,  na medida em que o(a) professor(a) dribla as adversidades, resiste e permanece na profissão docente.

 Palavras- chave: Modos de identificação. Profissão docente. Resistência

 

ABSTRACT: This paper has the aim of understanding the modes of identification of the teacher in relation to his/her profession. The methodological framework consists of the Discourse Analysis, foucaultian studies and cultural studies considering: the discourse in a tridimensional nature - language, history and ideology in the discursive perspective; modes of identification as results of the process of objectivation and subjectivation, and identity in cultural perspective. The corpus consists in excerpts of interviews of three teachers. The results of the analysis indicate that the modes of identification of the teacher in relation to his/her profession has been, mainly, by the negative aspects and resistance, in the way the teacher overcomes the adversities, he/she resists and stays in the teacher profession.

 Keywords: Modes of identification. Teacher profession. Resistance.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Set 3, 2016
Como citar
LIMA, Josciene de Jesus; MASCIA, Márcia Aparecida Amador. ENTRE EU E O OUTRO: IDENTIFICAÇÕES E RESISTÊNCIAS DO(A) PROFESSOR(A). Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 11, n. 2, p. 492-508, set. 2016. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4896>. Acesso em: 06 jul. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n2p492-508.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Modos de identificação. Profissão docente. Resistência