O ESTAR-JUNTO NO COTIDIANO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: SOBRE POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE AMBIÊNCIA E ACONTECIMENTOS CURRICULARES
Resumo
Partindo de um mergulho interpretativo nos cotidianos escolar e universitário vivenciados por uma turma de licenciandos em Ciências Biológicas, o texto tem como objetivo problematizar as maneiras de estar-junto identificadas em um grupo e suas ressonâncias nas práticas pedagógicas curriculares. O trabalho configura-se em uma pesquisa no/do cotidiano com aporte de técnicas interpretativas e etnográficas. Episódios interpretativos são construídos como modo de apreensão dos fenômenos cotidianos vivenciados em campo. As constatações construídas provocam a pensar em como a força da ambiência cotidiana pode ser estruturante dos modos como os licenciandos pensam e agem em sala de aula, determinando suas tomadas de decisão em contextos de prática de ensino.Downloads
Palavras-chave
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.