ENSAIOS SOBRE A HETERONORMATIVIDADE: MODOS CURRICULARES DE APRENDIZAGEM DAS SEXUALIDADES E DO GÊNERO

  • Marcio Rodrigo Vale Caetano Universidade Federal do Rio Grande
  • Treyce Ellen Silva Goulart Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Marlon Silveira da Silva Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Resumo

Esse ensaio segue o entendimento de que as identidades sexuais são marcadas pela cultura e, ao se apoiar nas perspectivas feministas e decoloniais, focaliza a possibilidade de reinvenção do sujeito. Contudo, reconhece que, independente das nossas trajetórias, intuímos por meio dos instrumentos que nos educaram, uma forma de ser, estar ou transitar nos marcadores político-sexuais “homem” e “mulher”. Assim, buscaremos questionar os currículos com vista a interrogá-los sobre os discursos que produzem modos de subjetivação e que nos ensinaram formas heteronormativas complementares e assimétricas de projeção das identidades sexuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Set 3, 2016
Como citar
CAETANO, Marcio Rodrigo Vale; GOULART, Treyce Ellen Silva; DA SILVA, Marlon Silveira. ENSAIOS SOBRE A HETERONORMATIVIDADE: MODOS CURRICULARES DE APRENDIZAGEM DAS SEXUALIDADES E DO GÊNERO. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 11, n. 2, p. 634-655, set. 2016. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4845>. Acesso em: 06 jul. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n2p634-655.
Seção
Ensaios

Palavras-chave

heteronormatividade; currículo; escola.