Dialogando com Ana Mae Barbosa sobre Arte

  • Taíze dos Santos Batistti FURB
  • Elisiane Saiber Lopes FURB
  • Marcia Regina Selpa FURB
  • Rita Buzzi Rausch FURB

Resumo

A entrevista foi realizada na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC em Florianópolis durante o evento 9º Ciclo de Investigação do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais que contou com a presença da professora. O objetivo foi dialogar acerca da arte/educação, da estética e sobre a Abordagem Triangular, teoria esta sistematizada no Brasil na década de 80 pela pesquisadora. A Abordagem Triangular é uma teoria sistematizada em ações “a partir das condições estéticas e culturais da pós-modernidade” (BARBOSA, 2012), ou seja, as ações de ler, contextualizar e fazer Arte, por meio da inserção de obras de arte nos processos de ensinar e aprender. Conversamos também sobre a arte/educação na atualidade e sobre como o ensino acontece nas escolas, de que maneira os professores estão “fazendo Arte”, após 20 anos da sistematização da Abordagem Triangular. Essa entrevista aborda também aspectos que envolvem a formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Mai 2, 2016
Como citar
BATISTTI, Taíze dos Santos et al. Dialogando com Ana Mae Barbosa sobre Arte. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 11, n. 1, p. 343-349, maio 2016. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4680>. Acesso em: 06 jul. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n1p343-349.
Seção
Entrevistas