PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: UMA ANÁLISE NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL DA UTFPR CAMPUS PATO BRANCO

  • Marlize Rubin-Oliveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco
  • Fabiane Grike Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco

Resumo

O trabalho apresenta resultados de uma pesquisa, cujo objetivo buscou compreender e analisar as experiências no processo de produção de conhecimento do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da UTFPR Campus Pato Branco. Para tanto, o recorte estabelecido foi à primeira turma do Programa que teve ingresso em março de 2010 e as defesas de dissertações ocorreram entre outubro de 2011 e abril de 2012. Realizou-se uma pesquisa com caráter qualitativo e como instrumentos de coleta de dados foram utilizados documentos do PPGDR, disponíveis na página da web da UTFPR (2013) e o Caderno de Indicadores (CAPES, 2010), visando compreender o objetivo e as linhas de pesquisa que o Programa abrange. Também foi realizado um levantamento dos Currículos Lattes na Plataforma Lattes (CNPq) dos egressos e seus respectivos orientadores, para identificar as áreas de conhecimento presentes no PPGDR. A partir das análises foi possível verificar que o conhecimento produzido se desenvolve nos diálogos disciplinares. Esses diálogos são percebidos pelos egressos principalmente nas relações que se estabelecem nas disciplinas que compõem o Programa e nas relações entre eles e os professores. No entanto, se ampliaram no diálogo com diferentes áreas na busca de solução de problemas complexos, os quais as dissertações se ocuparam.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Mai 2, 2016
Como citar
RUBIN-OLIVEIRA, Marlize; GRIKE, Fabiane. PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: UMA ANÁLISE NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL DA UTFPR CAMPUS PATO BRANCO. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 11, n. 1, p. 179-200, maio 2016. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4675>. Acesso em: 06 jul. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n1p179-200.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Produção de conhecimento; Programa de Pós-Graduação; Interdisciplinaridade