EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A FORMAÇÃO DOCENTE: COM A PALAVRA, O PROFESSOR
Resumo
Este texto discute a Educação a Distância (EAD), a formação docente e a forma como a EAD atinge a formação dos professores, com destaque aos inseridos na rede pública de ensino. O presente texto tem ainda por objetivo compreender o sentido de educação a distância na voz do professor de escola pública. Optou-se pela escolha deste sujeito, o professor, pois este é um ser social e historicamente situado. Em virtude da complexidade da temática e dos limites da sua compreensão, essa reflexão, a partir da voz do professor de escola pública, representa apenas um esforço inicial de problematizar a temática e de buscar alternativas possíveis para aprofundamento do debate em curso. Buscam-se, assim, elementos que caracterizam as marcas ideológicas, o lugar de onde esses sujeitos falam e de como essas marcas contribuem para identificar as condições de produção que podem interferir significativamente no enunciado do sujeito. A geração de dados está baseada em entrevista aberta com docentes, egressos da EAD, que ministram aulas de língua portuguesa, geografia, ciências/biologia nas séries finais do ensino fundamental e ensino médio em uma escola da rede pública de ensino localizada no Vale do Itajaí (SC). Os resultados sinalizam para a educação a distância como a possibilidade/oportunidade de formação do docente. O que se diferencia, entretanto, são as capacidades de cada docente da EAD, esses que se incluem num espaço social e cultural por meio da interação com o outro (professor/tutor/aluno). A educação a distância, possibilita que o docente em formação tenha autonomia para estudar a partir de sua organização e disciplinamento; em outras palavras, é uma modalidade de ensino que permite a emergência de novos projetos, com possibilidades outras de ações a serem executadas no campo da educação.
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Palavras-chave
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