VIOLÊNCIAS, EDUCAÇÃO SEXUAL E DIREITOS HUMANOS

  • Eduardo Nunes Jacondino Universidade Estadual do OeSte do Paraná (UNIOESTE)
  • Giseli Monteiro Gagliotto Universidade Estadual do OeSte do Paraná (UNIOESTE)

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar a questão das violências presentes nas sociedades contemporâneas, levando em consideração as transformações pelas quais estas sociedades vêm passando, mais especificamente no que toca a questão da sexualidade e ao papel da escola enquanto instancia que pode oferecer uma educação sexual emancipatória e que se contraponha aos modelos tradicionais de construção das identidades masculina e feminina. Aborda, ainda, a histórica da sexualidade humana, do ocidente, baseado nas pesquisas de Michel Foucault. Num primeiro momento, elucida os principais motivos que levaram este filósofo a questionar a hipótese repressiva da sexualidade, tão aceita pela ciência moderna, e explica as razões pelas quais a sociedade moderna, capitalista, insiste em acreditar que a sexualidade reprimida é uma verdade. Em seguida, mostra aspectos centrais dos escritos de Foucault e que compõem o primeiro volume de História da Sexualidade. O artigo se encerra com uma reflexão acerca do papel da educação sexual emancipatória nas escolas e da relação que se estabelece entre esta e os direitos humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Set 18, 2017
Como citar
JACONDINO, Eduardo Nunes; GAGLIOTTO, Giseli Monteiro. VIOLÊNCIAS, EDUCAÇÃO SEXUAL E DIREITOS HUMANOS. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 12, n. 2, p. 567-588, set. 2017. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4631>. Acesso em: 02 fev. 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n2p567-588.

Palavras-chave

Sexualidade; Educação Sexual; Escola; Violência; Direitos Humanos.