ARGUMENTAÇÃO EM FOCO: CONCEPÇÕES, REFLEXÕES E PRÁTICA DE UMA PROFESSORA DO ANO 5

  • Telma Ferraz Leal Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Carolina Perrusi Brandão Universidade Federal de Pernambuco
  • Severina Erika Morais Silva Guerra Prefeitura Municipal de Recife
  • Edla Ferraz Correia Carvalho Escola Conviver.

Resumo

Por meio de um estudo de caso, buscou-se refletir, nesta pesquisa, sobre as concepções de uma professora sobre o ensino da argumentação. A docente foi observada durante dois meses, perfazendo um total de quinze aulas gravadas, em turnos de quatro horas. Após essa etapa, a professora foi entrevistada e solicitada a analisar, em voz alta, a transcrição de uma aula na qual outra professora propôs atividades dirigidas para o desenvolvimento de habilidades argumentativas. A análise das aulas e da entrevista revelou que a docente observada propiciava variadas propostas de leitura e escrita, aproximando os alunos de situações miméticas às vivenciadas pelos estudantes fora da escola, envolvendo a circulação de diferentes gêneros. No entanto, contemplava o ensino da argumentação de forma repetitiva: ler um texto, fazer perguntas e discutir. A concepção da docente era que tal procedimento seria suficiente para ensinar as crianças a argumentar. Não houve situações em que os estudantes fossem estimulados a se engajar em atividades de leitura e produção de textos para atender a finalidades sociais diversificadas, ou que tivessem que interagir com pessoas externas ao ambiente de sala de aula.  O estudo evidenciou que tal concepção pode resultar de uma reflexão pouco desenvolvida sobre os gêneros discursivos e práticas de linguagem na formação da docente.

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Publicado
Mai 2, 2016
Como citar
LEAL, Telma Ferraz et al. ARGUMENTAÇÃO EM FOCO: CONCEPÇÕES, REFLEXÕES E PRÁTICA DE UMA PROFESSORA DO ANO 5. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 11, n. 1, p. 138-158, maio 2016. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4486>. Acesso em: 06 jul. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n1p138-158.
Seção
Artigos

Palavras-chave

argumentação, prática docente, leitura, produção de textos