A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES A PARTIR DE PESQUISAS ACADÊMICAS: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS

Natalia Neves Macedo Deimling, Fabiana Vigo Azevedo Borges, André Garcia Corrêa

Resumo


Visando contribuir para uma melhor compreensão das tendências e dos desafios postos às pesquisas em Educação, especialmente no que se refere à temática Formação Continuada, analisamos nesse artigo as contribuições derivadas das teses e dissertações defendidas entre os anos de 2000 e 2010 no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a partir da consulta aos trabalhos relacionados a essa temática disponíveis na Biblioteca Comunitária dessa mesma Universidade. A análise dos trabalhos foi realizada à luz de estudos que discutem sobre a formação de professores e, mas especificamente, sobre processos de formação continuada. Neste trabalho analisamos os temas, questões de pesquisa, objetivos, principais conceitos e referenciais teórico-metodológicos, procedimentos metodológicos, participantes, instrumentos de coleta e de análise dos dados e os principais resultados e conclusões de cada estudo selecionado. A partir dessa análise, observamos que tanto as pesquisas que analisam políticas ou programas de formação continuada quanto àquelas que têm por objetivo elaborar, desenvolver e avaliar programas de formação se preocupam em investigar as contribuições que os programas de formação continuada, desenvolvidos pelo Estado ou pelas Universidades para ou com os profissionais da educação nas modalidades presencial ou a distância, tem trazido para a prática profissional e para os processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional de educadores, especialmente aos professores da educação básica.

Palavras-chave


Formação continuada de professores; Estado da arte; Pesquisa em Educação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n1p65-91

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