O MUSEU COMO ESPAÇO DE CONSTITUIÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Resumo
Os museus constituem espaços privilegiados para a construção do conhecimento e formação docente. Nesta perspectiva, este estudo visou investigar a divulgação de conhecimentos em museu de ciência e sua apropriação por licenciandos em Ciências Biológicas, enquanto leitores de um acervo científico que também apresenta características estéticas. Realizamos pesquisa bibliográfica, documental e de campo no Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão (CPHNAMA). Observamos que, em relação aos níveis de compreensão estética, a maioria dos estudantes comportou-se como leitores narrativos, seguidos por leitores classificativos e re-criativos. Quanto à importância dos museus de ciências para a formação docente, observou-se que para a maioria dos estudantes: serve para aprender mais sobre a História Evolutiva dos seres vivos; as visitas complementam o que é aprendido na graduação; e enriquecem os conhecimentos desenvolvidos em sala de aula.
Downloads
Palavras-chave
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.