O MUSEU COMO ESPAÇO DE CONSTITUIÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA

  • Carlos Erick Brito de Sousa Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Raimunda Nonata Fortes Carvalho Neta Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Resumo

Os museus constituem espaços privilegiados para a construção do conhecimento e formação docente. Nesta perspectiva, este estudo visou investigar a divulgação de conhecimentos em museu de ciência e sua apropriação por licenciandos em Ciências Biológicas, enquanto leitores de um acervo científico que também apresenta características estéticas. Realizamos pesquisa bibliográfica, documental e de campo no Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão (CPHNAMA). Observamos que, em relação aos níveis de compreensão estética, a maioria dos estudantes comportou-se como leitores narrativos, seguidos por leitores classificativos e re-criativos. Quanto à importância dos museus de ciências para a formação docente, observou-se que para a maioria dos estudantes: serve para aprender mais sobre a História Evolutiva dos seres vivos; as visitas complementam o que é aprendido na graduação; e enriquecem os conhecimentos desenvolvidos em sala de aula.

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Publicado
Dez 17, 2014
Como citar
BRITO DE SOUSA, Carlos Erick; FORTES CARVALHO NETA, Raimunda Nonata. O MUSEU COMO ESPAÇO DE CONSTITUIÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 9, n. 3, p. 617-640, dez. 2014. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4194>. Acesso em: 02 fev. 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n3p617-640.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Museu de Ciência; Formação de professores; Ensino de Ciências e Biologia