O ENSINO FUNDAMENTAL NA EXPERIÊNCIA DE ALUNOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MINEIRA

  • Sandra Patrícia das Neves Universidade Federal de São João del Rei
  • Ruth Bernardes Sant'Ana Docente do corpo permanente do Mestrado em Educação da UFSJ

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa voltada  para o balanço das experiências escolares pelos alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública mineira. O objetivo foi investigar como estes percebem seus itinerários formativos ao final do Ensino Fundamental. Para tanto, foram realizados diversos procedimentos: observações de estabelecimento, encontros grupais, entrevistas individuais, questionário e uso de documentos escolares. As falas dos adolescentes mostram que o balanço é positivo e que, embora com diferenças nas dinâmicas relacionais no interior da sala de aula, a escola cumpriu  seu papel formativo. Mostram também a valorização das relações com os amigos e com os professores, bem como os eventos na escola suscetíveis de favorecê-las. Na avaliação do desempenho, a nota recebida aparece como a referência mais importante para todos eles.  Porém, em determinados momentos  parece insuficiente  para uma parte dos adolescentes, e eles oscilam entre o que de fato sabem e o que as avaliações escolares os levam a mostrar saber fazer. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Dez 18, 2014
Como citar
DAS NEVES, Sandra Patrícia; SANT'ANA, Ruth Bernardes. O ENSINO FUNDAMENTAL NA EXPERIÊNCIA DE ALUNOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MINEIRA. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 9, n. 3, p. 798-824, dez. 2014. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3943>. Acesso em: 02 fev. 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n3p798-824.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Adolescentes, Balanço, Ensino Fundamental, Experiência.