POLÍTICA PÚBLICA DE PROGRESSÃO CONTINUADA, REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: participação como possibilidade de avanços

  • Conceição Paludo Universidade Federal e Pelotas / Faculdade de Educação / Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Magda Gisela Cruz dos Santos Universidade Federal de Pelotas /Faculdade de Educação / Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Paulo Eduardo Dias Taddei Universidade Federal de Pelotas /Faculdade de Educação / Programa de Pós-Graduação em Educação

Resumo

Resumo: O texto relata e analisa o desenvolvimento de uma experiência de formação de professores realizada em uma rede municipal da Região Sul do Rio Grande do Sul. O processo formativo foi articulado à necessidade, apresentada pelos professores, de reestruturação curricular – a construção de um plano de estudos - para os três primeiros anos do Ensino Fundamental, decorrente da Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010. Autores como Marx (1990; 2009), Kosik (2010), Freitas (2003), Freire (1987) e Vygotsky (2007) contribuíram na perspectiva teórico-metodológica do processo formativo. Tal processo, articulado às necessidades concretas dos professores e à sua participação no processo de estudo e de construção da proposta, foi um dos elementos centrais da metodologia e o que viabilizou, apesar da manutenção da seriação, o início da superação da fragmentação de conteúdos, pela articulação do trabalho a ser desenvolvido pelos professores em cada série e pela compreensão da lógica dialética na construção do conhecimento. Isso possibilitou, também, o avanço no entendimento da educação escolar como formação humana para a emancipação humana e da relação entre alfabetização e letramento. 

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Publicado
Dez 17, 2014
Como citar
PALUDO, Conceição; SANTOS, Magda Gisela Cruz dos; TADDEI, Paulo Eduardo Dias. POLÍTICA PÚBLICA DE PROGRESSÃO CONTINUADA, REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: participação como possibilidade de avanços. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 9, n. 3, p. 720-741, dez. 2014. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3921>. Acesso em: 02 fev. 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n3p720-741.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Política pública. Formação de professores. Participação. Plano de estudos