A RELEVÂNCIA HISTÓRICA DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA QUALIDADE SOCIAL

  • Lauro Carlos Wittmann

Resumo

Este trabalho é uma reflexão crítica sobre a relevância sócio-histórica da Pós- Graduação em Educação como prática social especializada de formação antroposocial, centrada na pesquisa e indissociavelmente vinculada com o ensino e a extensão. A reflexão parte da ambigüidade na sua construção histórica de conservação do construído e produção do futuro. Enfatiza a Pós-Graduação em Educação como impulso engajado, no processo instituinte do devir humano e da sociedade. Nesta visão histórico-teórica, a pesquisa, o ensino e a extensão são indissociáveis entre si e inalienáveis do trabalho acadêmico na prática da Pós-Graduação em Educação; o contexto sócio-histórico contraditório e desafiante e as concepções básicas de devir humano e de conhecimento como processo fundam o trabalho acadêmico e a transcendência humana é intrínseca à pesquisa em educação. Apresenta práticas acadêmicas de Pós-Graduação em Educação, vinculadas ao contexto regional e com articulação intencional entre pesquisa, ensino e extensão.

Palavras-chave: universidade e contexto; pós-graduação e pesquisa-ensino-extensão, prática acadêmica e desenvolvimento local. pós-graduação e qualidade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como citar
WITTMANN, Lauro Carlos. A RELEVÂNCIA HISTÓRICA DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA QUALIDADE SOCIAL. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 1, n. 2, p. 120-139, abr. 2007. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/35>. Acesso em: 10 ago. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2006v1n2p120-139.

Palavras-chave

universidade e contexto; pós-graduação e pesquisa-ensino-extensão, prática acadêmica e desenvolvimento local. pós-graduação e qualidade social.