DESAFIOS E PRÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Juliana Pinto Viecheneski UTFP
  • Leonir Lorenzetti
  • Marcia Regina Carletto

Resumo

Este estudo problematiza o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental ao tratar de suas limitações e possibilidades, considerando-se o professor e sua formação, o aluno e suas necessidades, e a dimensão didático-pedagógica que em suas interações pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem. Tem por objetivo apresentar uma abordagem metodológica em que se articulam os três momentos pedagógicos com a proposta de alfabetização científica como mote para a efetivação do ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica focada em referenciais e periódicos da área. Os resultados destacam as limitações ligadas à formação inicial e continuada de professores, como: a formação precária; falta de embasamento conceitual; insegurança; ênfase no desenvolvimento da linguagem verbal e escrita e no raciocínio matemático; uso exclusivo do livro didático; concepções e crenças limitadoras sobre o processo de aprender e ensinar ciências. Bem como, instigam a reflexão sobre as possibilidades da proposta  apresentada como alternativa para superação das fragilidades elencadas, e para alcançar consonância com os objetivos do ensino de ciências vinculado ao processo de iniciação à alfabetização científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Dez 29, 2012
Como citar
VIECHENESKI, Juliana Pinto; LORENZETTI, Leonir; CARLETTO, Marcia Regina. DESAFIOS E PRÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 7, n. 3, p. 853-876, dez. 2012. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3470>. Acesso em: 06 dez. 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n3p853-876.

Palavras-chave

Ensino de ciências. Anos Iniciais. Alfabetização Científica. Três Momentos Pedagógicos.