RESENHA: SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, DE MAURICE TARDIF

  • Sidclay Ferreira Maia Furb

Resumo

Dividido em duas partes distintas, “O saber dos professores em seu trabalho” incluindo 5 ensaios e “O saber dos professores em sua formação” trazendo 3 ensaios, o livro discute os saberes que servem de base aos professores para realizarem seu trabalho em sala de aula. São criticados os enfoques anglo-americanos que reduzem o saber dos professores a processos psicológicos, assim como certas visões européias tecnicistas que alimentam atualmente as abordagens por competência e também se posiciona de forma crítica em relação às concepções sociológicas tradicionais que associam os professores a agentes de reprodução das estruturas sociais dominantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Dez 28, 2011
Como citar
MAIA, Sidclay Ferreira. RESENHA: SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, DE MAURICE TARDIF. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 6, n. 3, p. 831-834, dez. 2011. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2830>. Acesso em: 17 ago. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2011v6n3p831-834.

Palavras-chave

Formação de professores. Saberes docentes.