AS AÇÕES E RELAÇÕES INFANTIS PARA ORIENTAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA COM CRIANÇAS DE 0 A 2 ANOS

  • Gilvana Menslin Oliveira da Maia
  • Julianne Fischer Furb

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de pesquisa de mestrado que, vinculada à linha de pesquisa Processos de Ensinar e de Aprender, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), objetivou compreender as implicações estabelecidas entre as ações e relações de crianças de 0 a 2 anos com suas professoras e a prática pedagógica. De natureza qualitativa, foi realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil situado no município de São Francisco do Sul, Santa Catarina e teve como sujeitos onze crianças que frequentavam a sala de 0 a 2 anos e suas professoras. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizada a observação registrada em vídeo e em diário de campo. Os vídeos foram transcritos e os dados categorizados – a) a constituição do sujeito nas relações sociais; b) a mediação nas relações: o outro professor; e c) as interações infantis: o outro-criança – e analisados por meio da abordagem microgenética, à luz dos estudos, sobretudo, de Vigotski e de Bakhtin. A análise permitiu compreender que a constituição social da criança ocorre nas relações estabelecidas na esfera familiar e na esfera coletiva da Educação Infantil.  Quanto à mediação docente, os resultados apontaram multiplicidades de sentidos atribuídos às ações infantis pelas professoras. Referente às interações infantis, estas possibilitaram o entendimento da compreensão das crianças a respeito da organização social e da participação ativa das mesmas no reconhecimento e nas transgressões das regras, além de que criam situações e significações próprias entre seus pares. Entendemos que a observação e a compreensão das ações e relações das crianças pelas professoras da Educação Infantil possam servir de subsídios para a sua prática pedagógica, bem como para que atuem como mediadoras do desenvolvimento das crianças.

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Publicado
Dez 24, 2011
Como citar
MAIA, Gilvana Menslin Oliveira da; FISCHER, Julianne. AS AÇÕES E RELAÇÕES INFANTIS PARA ORIENTAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA COM CRIANÇAS DE 0 A 2 ANOS. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 6, n. 3, p. 678-703, dez. 2011. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2823>. Acesso em: 17 ago. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2011v6n3p678-703.
Seção
Dossiê Educação Estética

Palavras-chave

Ações. Relações. Crianças de 0 a 2 anos. Educação Infantil. Prática Pedagógica.