HUMANIZAÇÃO E EDUCAÇÃO EM FREIRE E LUKÁCS

  • Ernesto Jacob Keim FURB

Resumo

Esse texto tem como principal objetivo, identificar e analisar algumas possibilidades para promover educação voltada para a humanização e a autonomia tendo Paulo Freire e Georg Lukács como referenciais teóricos da pesquisa pós-doutoral desenvolvida na Faculdade de Educação da UNICAMP sob a coordenação do Prof. Dr. Cesar Nunes. A pesquisa foi de caráter teórico. Os instrumentos de coleta foram o levantamento bibliográfico e o levantamento documental. O presente trabalho leva em conta, que nos estudos da pedagogia, algumas perspectivas ressaltam a importância do conhecimento da matriz ontológica de cada pessoa para entender sua inserção na sociedade dividida em classes, pautada mais em valor de troca do que em valor de uso, na qual as pessoas devem, por meio da educação, compreender como reagir à fechitização e à reificação como ações a favor da libertação e da autonomia que, para Freire, é colocada como a revitalização e resgate da humanidade roubada e vilipendiada. Esse texto também debate a diferença entre educação e escolarização e apresenta ao final alguns aspectos à guisa de orientação e motivação para a ação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Ago 31, 2011
Como citar
KEIM, Ernesto Jacob. HUMANIZAÇÃO E EDUCAÇÃO EM FREIRE E LUKÁCS. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 6, n. 2, p. 300-321, ago. 2011. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2572>. Acesso em: 06 jul. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2011v6n2p300-321.

Palavras-chave

Educação. Libertação e autonomia. Paulo Freire. Georg Lukács.