INFÂNCIA E EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA NOS CONGRESSOS BRASILEIROS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (2000-2008)

  • Névio de Campos UEPG
  • Danielle Marafon Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranaguá

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a presença das temáticas infância e educação da infância nos textos publicados nos anais dos Congressos Brasileiros de História da Educação (CBHE), no período de 2000 a 2008, enfatizando sua recorrência e sua forma de abordagem. A definição dos textos seguiu os seguintes critérios: 1) seleção a partir da identificação das temáticas no próprio título; 2) leitura dos resumos dos artigos selecionados; 3) leitura dos textos completos dos artigos selecionados a partir dos dois primeiros critérios. Tais critérios permitem mapear a recorrência das temáticas infância e educação da infância no principal evento da área de história da educação brasileira organizado pela Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Este artigo insere-se na polissêmica e complexa área da historiografia, pois pretende recortar uma escala bastante reduzida dos escritos de história da educação produzidos e publicados nas cinco edições do CBHE. O vocábulo historiografia possui diversas acepções, o que provoca múltiplos debates. Porém, compreendemos historiografia como história da história. Em sentido sintético, assumimos a definição de historiografia como estudo que envolve reflexões, de natureza diversa, sobre os historiadores e suas respectivas produções. Desse modo, é possível observar um conjunto muito variado de abordagens historiográficas, dentre as quais destacamos aquela que tem por finalidade saber como um determinado tema tem sido tratado ao longo do tempo, por vários autores e várias obras, ou da perspectiva das tendências ou escolas históricas. Em síntese, neste artigo o recorte é de espectro temático, pois objetiva compreender a abordagem da infância e educação da infância nos textos publicados nos CBHE.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Dez 24, 2011
Como citar
CAMPOS, Névio de; MARAFON, Danielle. INFÂNCIA E EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA NOS CONGRESSOS BRASILEIROS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (2000-2008). Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 6, n. 3, p. 704-723, dez. 2011. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2209>. Acesso em: 17 ago. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2011v6n3p704-723.
Seção
Dossiê Educação Estética

Palavras-chave

História e historiografia; história da infância; história da educação infantil.