POR UMA UNIVERSIDADE SOCIALMENTE RELEVANTE

Alex Fiuza de Mello, Naomar de Almeida Filho, Renato Janine Ribeiro

Resumo


Os autores indicam os principais desafios da universidade brasileira tendo em vista sua ampliação e consolidação como uma instituição pública. Neste sentido, criticam especialmente o sistema educacional que possibilita uma formação desvinculada da sua aplicação. Como contribuição para debate, propõem que nos cursos de graduação seja incluído um semestre de estágio social, de modo a formar os alunos com uma consciência de sua responsabilidade social pela aplicação do conhecimento adquirido. Finalmente, embora considerem que a desigualdade e injustiça sociais tornam tal proposta prioritária na conjuntura brasileira atual, sustentam que o compromisso social não se esgota na questão da miséria e da pobreza, mas constitui um elemento crucial para um novo modelo de universidade, capaz de estabelecer relações mais intensas com a sociedade.


Palavras-chave


Universidade e compromisso social; relevância social; estágio curricular obrigatório.

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DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2009v4n3p292-302

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