A PRÁTICA DOCENTE MEDIADA PELO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

  • José Deomar de Souza Barros Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Maria de Fátima Pereira da Silva
  • Silvestre Fernández Vásquez Universidade Federal da Paraiba - UFPB

Resumo

RESUMO – O estágio supervisionado é o momento essencial para que o universitário possa fazer a conexão entre teoria e prática, tornando-se atividade relevante no que diz respeito ao desenvolvimento de competências indispensáveis à atuação pedagógica responsável. No estágio o universitário tem a oportunidade de superar suas deficiências através da reflexão de sua própria prática, promovendo a contextualização dos temas trabalhados e a formação do pensamento crítico e reflexivo a respeito das questões científicas e sociais. O estágio supervisionado permiti que o educando interprete os fenômenos biológicos e sociais de forma científica e crítica, propondo soluções para os mesmos. A práxis educativa torna-se assim atividade relevante para uma atuação pedagógica comprometida com a formação cidadã e a equidade social.

 

Palavras-chave: atuação pedagógica, pensamento crítico, práxis educativa, formação cidadã.

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Publicado
Ago 31, 2011
Como citar
BARROS, José Deomar de Souza; SILVA, Maria de Fátima Pereira da; VÁSQUEZ, Silvestre Fernández. A PRÁTICA DOCENTE MEDIADA PELO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 6, n. 2, p. 510-520, ago. 2011. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/1661>. Acesso em: 01 out. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2011v6n2p510-520.
Seção
Práticas Pedagógicas