ENSINO DA CONTABILIDADE: ALGUNS ASPECTOS SUGESTIVOS E CRÍTICOS DA GRADUAÇÃO APÓS RESULTADO DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES (ENADE) 2006

Antonio Carlos Ribeiro da Silva

Resumo


Este trabalho apresenta uma discussão sobre o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) – 2006 para o curso de Ciências Contábeis. A metodologia utilizada foi uma análise documental do relatório do ENADE/2006 acompanhada de uma pesquisa bibliográfica sobre o ensino da contabilidade. O texto aponta uma breve retrospectiva quantitativa no ensino superior brasileiro, esclarece sobre o ENADE e analisa o resultado para o curso de Ciências Contábeis. Logo após, levanta pontos críticos no curso de Ciências Contábeis. Enfim, procura equacionar e sugerir mudanças para os problemas do ensino de contabilidade no País, apresentando sugestões para mudanças efetivas na dinâmica do ensino-aprendizagem, oportunizando uma melhoria da aprendizagem pelos educandos.

Palavras-chave


Resultado; Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE); Curso de Ciências Contábeis.

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page

................................................................................................................................................................................................................................................................

Revista Universo Contábil - ISSN 1809-3337
Rua Antonio da Veiga, 140, Sala D-202
CEP 89012-900, Blumenau, SC, Brasil
Tel.: +554733210938 Fax: +554733228818
e-mail: universocontabil@furb.br