ANÁLISE DOS FATORES QUE FAVORECEM A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA VALUE BASED MANAGEMENT (VBM) À LUZ DOS ARGUMENTOS DE TEÓRICOS DA VERTENTE NEW INSTITUTIONAL SOCIOLOGY (NIS )

José Carlos Tiomatsu Oyadomari, Octavio Ribeiro de Mendonça Neto, Ricardo Lopes Cardoso, Fábio Frezatti

Resumo


As pesquisas têm demonstrado que existe um gap entre a teoria e as práticas de contabilidade gerencial. Entretanto, a abordagem Value Based Management (VBM), por meio de um de seus mais representativos componentes, o Lucro Residual, tem sido apontada nas pesquisas como uma das mais adotadas pelas empresas nos últimos anos, embora a sua conceituação seja bastante antiga. Para elaboração desse trabalho, recorreu-se à Teoria Institucional com foco na New Institutional Sociology (NIS), a qual tem sido utilizada por pesquisadores para explicar a estabilidade e os processos de mudança das práticas de contabilidade gerencial. A escolha da NIS tem como grande motivador o foco dado por essa abordagem ao isomorfismo. Este ensaio, teve como objetivo identificar as contribuições da Teoria Institucional para explicar a institucionalização da VBM com foco na NIS. Como resultados, reflexos de uma análise crítica que comparou os acontecimentos com as teorias da NIS, concluiu-se que a institucionalização da VBM sustentou-se fortemente no pilar cognitivo-cultural, com utilização do mecanismo mimético. Outro fator causal relevante foi a necessidade dos administradores legitimarem suas ações perante os acionistas, o que se materializa pela adoção da VBM. Reconheceu-se, também, o papel institucionalizador das empresas de consultoria e da mídia especializada.

Palavras-chave


Teoria institucional; Value based management; Lucro residual.

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page

................................................................................................................................................................................................................................................................

Revista Universo Contábil - ISSN 1809-3337
Rua Antonio da Veiga, 140, Sala D-202
CEP 89012-900, Blumenau, SC, Brasil
Tel.: +554733210938 Fax: +554733228818
e-mail: universocontabil@furb.br