OS SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Maria da Conceição da Costa Marques

Resumo


A concorrência a que se assiste entre as instituições de ensino superior faz com que elas procurem acompanhar esse ambiente competitivo. As instituições são cada vez mais empreendedoras, introduzem melhorias nos serviços que prestam, são pró-activas nas suas acções estratégicas, tudo em prol da sustentação no mercado, cada vez mais selectivo e exigente. Atingir a excelência no ensino é hoje um dos grandes objectivos das instituições de ensino superior, e o público-alvo, um factor de competitividade. Este artigo tem como objectivo analisar a aderência das universidades e politécnicos a sistemas de gestão da qualidade, que as tornem robustas face aos concorrentes e que, entre outros desígnios, constituam uma ferramenta indispensável aos processos de avaliação e acreditação. Concluise que um sistema de gestão da qualidade permite à Universidade gerir mais eficientemente as despesas sociais, orientar os estudantes para melhores oportunidades de emprego e desenvolver um ensino compatível com uma sociedade de alta tecnologia.

Palavras-chave: Sistemas. Gestão da Qualidade. Instituições de Ensino Superior.

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Sistemas. Gestão da Qualidade. Instituições de Ensino Superior.

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DOI: http://dx.doi.org/10.4270/ruc.20084

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