TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO EM PORTUGAL

Jorge Manuel Marques Simões

Resumo


Este artigo discute a transferência do conhecimento. Assume a gestão do conhecimento como um processo colectivo e interactivo que envolve várias actividades. No âmbito duma pesquisa sobre as actividades de gestão do conhecimento no ensino superior em Portugal, o artigo procede ainda a uma breve caracterização do sector objecto de estudo e analisa as formas de transferência e possíveis obstáculos à transferência do conhecimento, no ensino superior público em Portugal, mais concretamente nas organizações do ensino superior público vocacionadas para a formação na área científica de gestão e economia. No trabalho de investigação, foram desenvolvidos inquéritos por questionário (1.010), estruturados, tendo sido recepcionados e tratados 142. Os três principais resultados atingidos permitem concluir que, quanto à atitude da organização sobre a gestão do conhecimento, mais concretamente quanto à modalidade de formação entendida como a mais atractiva para o futuro da organização, será, no que se refere ao ensino politécnico, os cursos de graduação e, em relação ao ensino universitário, serão os cursos de formação pós-graduação sem grau e os cursos de mestrados. No que concerne a um outro objectivo da investigação, que se refere ao como a organização ultrapassa as dificuldades que enfrenta para a citada transferência, podemos concluir que os dois subsistemas de ensino superior referem a internet e outras tecnologias como já em uso na organização. Concluímos que, relativamente ao objectivo que visava identificar o que dificulta a citada transferência, identificámos que os factores são, por ordem de dificuldades impostas à transferência do conhecimento, a sociedade informal na organização, de seguida, os canais de comunicação e, finalmente, os recursos organizacionais.

Palavras-chave: Gestão do conhecimento. Formas de transferência de conhecimento. Obstáculos à transferência de conhecimento. Ensino superior.

Palavras-chave


Gestão do conhecimento. Formas de transferência de conhecimento. Obstáculos à transferência de conhecimento. Ensino superior.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.4270/ruc.20084

Locations of visitors to this page

................................................................................................................................................................................................................................................................

Revista Universo Contábil - ISSN 1809-3337
Rua Antonio da Veiga, 140, Sala D-202
CEP 89012-900, Blumenau, SC, Brasil
Tel.: +554733210938 Fax: +554733228818
e-mail: universocontabil@furb.br