PESQUISA SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 1º. ANO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA CIDADE DE SÃO PAULO EM RELAÇÃO ÀS DIFICULDADES POR ELES PERCEBIDAS NO PERÍODO NOTURNO

Ivam Ricardo Peleias, Valéria Bezerra Cavalcanti Petrucci, Mauro Neves Garcia, Dirceu da Silva

Resumo


Este trabalho pesquisou a percepção de 439 alunos de seis Instituições de Ensino Superior (IES) da cidade de São Paulo, sobre as dificuldades por eles enfrentadas no primeiro ano noturno de Ciências Contábeis. Foi usado um questionário, com duas partes, para caracterizar o perfil dos respondentes e avaliar a percepção dos alunos. Os dados foram tratados pela estatística inferencial. O problema residiu em saber se havia diferenças na percepção das dificuldades enfrentadas pelos alunos, em função das características identificadoras de seus perfis. Verificou-se, para os seis grupos, que a percepção das dificuldades pouco diferiu em termos de concordância ou discordância, porém a concordância ou discordância variou para cada dificuldade analisada. Os resultados obtidos sugerem a continuidade dos estudos, a aplicação do instrumento para outros cursos e sua realização em bases permanentes.

Palavras-chave: Contabilidade. Estudo e ensino superior. Educação de adultos. Ensino noturno.

Palavras-chave


Contabilidade. Estudo e ensino superior. Educação de adultos. Ensino noturno.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.4270/ruc.20084

Locations of visitors to this page

................................................................................................................................................................................................................................................................

Revista Universo Contábil - ISSN 1809-3337
Rua Antonio da Veiga, 140, Sala D-202
CEP 89012-900, Blumenau, SC, Brasil
Tel.: +554733210938 Fax: +554733228818
e-mail: universocontabil@furb.br