NARCISISMO E DESONESTIDADE ACADÊMICA

Bruna Camargos Avelino, Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima

Resumo


O objetivo desta pesquisa consistiu em verificar se traços de personalidade narcisista influenciam a probabilidade de estudantes do curso de Ciências Contábeis apresentarem comportamentos considerados desonestos no âmbito acadêmico. A amostra do estudo foi composta por 201 estudantes matriculados em três Instituições de Ensino Superior: duas públicas, uma localizada no estado de Minas Gerais e a outra no Paraná e uma particular, localizada na Bahia. Em relação aos procedimentos de coleta de dados, optou-se pela aplicação de um questionário aos estudantes. As evidências empíricas apontam que os estudantes tendem, em média, a concordar com algumas assertivas do instrumento de pesquisa que remetem a características de indivíduos narcisistas, tais como: obstinação em busca de seus objetivos; busca incansável pelo sucesso; preferência por produções individuais; dificuldades em expressar sentimentos que envolvam conflitos e sofrimentos; sentimento de culpa quando não atingem seus ideais; preocupação exacerbada com o corpo; necessidade de impressionar bem os outros; sentimento de incômodo quando precisam de alguém; busca desenfreada pelo prazer; dentre outras. Porém, verificou-se que tais tendências narcisistas não exercem influência sobre a probabilidade de os estudantes apresentarem comportamentos considerados desonestos no ambiente acadêmico. Infere-se, portanto, que na amostra analisada níveis mais elevados de narcisismo não implicam um impacto direto sobre a desonestidade acadêmica.


Palavras-chave


Ciências Contábeis; Desonestidade Acadêmica; Narcisismo.

Texto completo:

doi:10.4270/ruc.2017319

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DOI: http://dx.doi.org/10.4270/ruc.20173%25p

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