TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: HÁ IMPACTO NO DESEMPENHO ACADÊMICO?

Alexandre Costa Quintana, Luís Eduardo Afonso

Resumo


O presente estudo tem como objetivo identificar o impacto do uso de duas tecnologias, chat e fórum de discussão, no desempenho acadêmico. Cada vez mais os estudantes utilizam e são atraídos pelo uso frequente de tecnologias, tendo como resultado grande fluência e versatilidade na sua aplicação. Portanto, é fundamental definir a maneira mais adequada de desenhar o processo de ensino de forma atraente para os estudantes. O referencial teórico está baseado na literatura sobre Tecnologias na Educação e Desempenho Acadêmico. Na essência, o estudo consistiu na realização de um experimento em uma turma da disciplina Contabilidade Introdutória de uma universidade federal, cuja principal diferença era o uso das tecnologias na educação, com o intuito de identificar os impactos do uso dessas tecnologias no desempenho dos estudantes. Os resultados do desempenho foram analisados utilizando teste de diferenças entre as médias de duas amostras com variâncias equivalentes. As tecnologias utilizadas foram o chat e o fórum de discussão. No grupo de tratamento, a intervenção caracterizou-se pelo fato de, além das atividades regulares da disciplina (adotadas no grupo de controle), terem sido empregadas as duas tecnologias. No início do semestre, os grupos foram definidos de forma aleatória, por meio de um sorteio. No início do segundo bimestre, os grupos foram invertidos: o grupo de tratamento passou a ser o de controle e vice-versa. Ao final, observou-se que o desempenho acadêmico pode ser aumentado com o uso das tecnologias. Os estudantes do grupo de tratamento tiveram uma variação positiva de 3,97 pontos na primeira etapa do experimento, enquanto que o grupo de controle teve uma variação de 2,69 pontos. Deve-se destacar ainda, que a variável idade afetou o desempenho dos estudantes.


Palavras-chave


Tecnologia Educacional; Desempenho Acadêmico; Educação Contábil; Experimento.

Texto completo:

DOI:10.4270/ruc.2018101

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DOI: http://dx.doi.org/10.4270/RUC.2018101

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