DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: ANÁLISE EMPÍRICA SOBRE AS INTENÇÕES APÓS A GRADUAÇÃO EM RELAÇÃO A CURSAR PÓS-GRADUAÇÃO

Bruna Camargos Avelino, Jacqueline Veneroso Alves da Cunha, Eduardo Mendes Nascimento

Resumo


A sociedade atual valoriza fortemente o conhecimento e, por esse motivo, possuir um diploma de ensino superior tornou-se um diferencial. Mais recentemente, houve um aumento significativo no interesse dos estudantes pelos cursos de pós-graduação. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo geral identificar as percepções e motivações de estudantes de graduação em Ciências Contábeis em relação a cursar ou não uma pós-graduação. Optou-se pela aplicação de um questionário junto a alunos do último ano do curso de Ciências Contábeis regularmente matriculados em 2011 em uma IES pública localizada no Estado de Minas Gerais e em duas IES privadas (uma localizada em Minas Gerais e a outra em Santa Catarina). Os resultados demonstraram que existe uma clara percepção por parte dos respondentes em relação à importância dos cursos de pós-graduação, além de uma intenção perceptível de continuar os estudos após a formatura. Verificou-se, ainda, que os estudantes pretendem cursar uma pós-graduação independente de serem obrigados a tal e que estão dispostos a investir no curso por conta própria. A pesquisa revelou indícios de que os respondentes, em sua maioria, entendem que a pós-graduação lhes proporcionará satisfação pessoal, valorização profissional e preenchimento de possíveis lacunas identificadas na graduação. Além de evidenciar o fato de que a graduação não satisfaz plenamente os requisitos do mercado e que os alunos acreditam que as melhores alternativas de pós-graduação são os cursos lato sensu, observou-se, no geral, que não há divergências de percepções entre os estudantes oriundos da IES pública e das IES privadas.

Os autores agradecem a CAPES pelo apoio financeiro

 

 


Palavras-chave


Pós-graduação; Ciências Contábeis; Ensino; Alunos.

Texto completo:

doi:10.4270/ruc.2013215

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DOI: http://dx.doi.org/10.4270/ruc.20139

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