BOSQUEJO DUMA SUCINTA HISTÓRIA DA CONTABILIDADE EM PORTUGAL ATÉ A FUNDAÇÃO DA PRIMEIRA ESCOLA DE COMÉRCIO E CONTABILIDADE (1759)

Miguel Ângelo Caçoilo Gonçalves

Resumo


O objectivo do artigo consiste em descrever e percorrer alguns dos problemas prévios à fundação, pelo Marquês de Pombal, em 1759, da primitiva Aula de Comércio de Lisboa, primeira instituição de ensino em Portugal a ministrar instrução contabilística e comercial de forma oficial, pública e gratuita. Adicionalmente, o estudo pretende enquadrar histórica, política e socialmente a origem do ensino comercial em Portugal, empreendendo-se para o efeito um périplo pelo Portugal de Setecentos. Com o propósito de possibilitar um célere enquadramento das origens do ensino (público) da Contabilidade em Portugal, nomeadamente visando dar conta da inexistência, antes de 1759, de condições que pudessem aproveitar ao desenvolvimento da Contabilidade nacional, a investigação visa também contribuir para melhorar a compreensão da envolvente contabilística adjacente à pré-história do primeiro instituto difusor do ensino da nossa especialidade, a Aula do Comércio.

Palavras-chave


História da Contabilidade. Ensino da Contabilidade em Portugal. Aula do Comércio de Lisboa. Século XVIII. Manuais Portugueses de Contabilidade.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.4270/ruc.20106

Locations of visitors to this page

................................................................................................................................................................................................................................................................

Revista Universo Contábil - ISSN 1809-3337
Rua Antonio da Veiga, 140, Sala D-202
CEP 89012-900, Blumenau, SC, Brasil
Tel.: +554733210938 Fax: +554733228818
e-mail: universocontabil@furb.br